Gastronomia

Localizado num remoto vale no planalto semiárido da Bahia, existe uma fazenda agroecológica rodeada por florestas nativas, palmeiras e montanhas. Acolhido no centro desse paraíso selvagem está o Bistrô da Onça. Os proprietários, Carlos e Jeff, conduzem este pequeno e íntimo restaurante vegetariano, oferecendo uma cozinha saudável e deliciosa feita com alimentos orgânicos produzidos no próprio local.

A fórmula de sucesso deles é a combinação da paixão pela qualidade e, ao mesmo tempo, uma atitude descontraída levando seus convidados a se sentirem como num encontro especial entre amigos.

O planejamento do menu do Bistrô da Onça começa muito antes dos primeiros passos na cozinha. Esse é um processo genuíno, do campo à mesa, onde os pratos são concebidos com meses de antecedência, quando as sementes germinam e são cuidadosamente plantadas. O menu degustação oferecido diariamente é uma refeição composta de 5 pratos diferentes, servidos passo a passo, do aperitivo à sobremesa e dão o compasso exato para uma apreciação completa dessa culinária única e íntegra. Leia mais...

Ambiente

O edifício onde está instalado o restaurante é integrado aos conceitos de sustentabilidade do Bistrô da Onça. Projetado pelo Estudio Aldabe de Buenos Aires, a realização da obra foi feita principalmente por Carlos e Jeff com a ajuda de pedreiros locais. A casa é uma ecoconstrução de adobe (feita com barro do local), pedra (do próprio terreno) coberta por um telhado verde que se combina com as cores e as texturas da paisagem.

Concebido como um loft moderno e rústico, com grandes janelas de face à Serra do Sincorá, a planta livre do salão se estende organicamente até a cozinha, criando a sensação de intimidade e transparência, dois grandes valores do projeto.

A proposta do design de interior foi pensada para refletir ambos, o cenário natural e o gosto internacional e eclético dos proprietários. Móveis antigos reformados contrastam com peças novas criadas no local por Carlos e Jeff. Já as criações da cozinha chegam às mesas em pratos antigos de cerâmica passados por gerações em família, e finalmente a você, o mais novo membro da família Bistrô da Onça.

ambiente6.jpg
 

Biografia

DFBDCB2F-71FB-4E74-91B5-B40ECD5EF073.JPG

Carlos Uanini

“É aqui no Bistrô da Onça onde minhas diferentes experiências de vida e diferentes atividades se conjugam para dar a forma deste projeto. Minha formação em Agronomia junto ao meu profundo amor pela natureza e outras atividades como teatro, design, gastronomia e yoga: todos eles contribuíram para esse empreendimento. Além de adquirir conhecimento, o mais importante para mim é aprender através da observação e da experiência." Leia mais...

Jeff Somaio

“A idéia de transformação sempre guiou meus passos pela vida. Quando fotógrafo, sei que aquele instante mágico estou capturando em imagem. Na cozinha, alimentos passam a ser expressão e sensação. No projeto Bistrô da Onça aprendo diariamente dessa arte de transmutar e melhorar, seja pela clara recuperação ambiental que estamos provocando em nosso meio, seja pela satisfação que imprimimos em nossos clientes e parceiros através do zelo e das minúcias." Leia mais...

Edvaldo

 

Edvaldo de Jesus Souza começou a trabalhar no Bistrô logo nos primeiros meses da implantação do projeto em 2010. Já havia feito o curso Técnico em Agropecuária no Ceteb de Mucugê/BA e aqui na fazenda realiza as mais diversas tarefas. Em todos esses anos pode aprender outras técnicas de agroecologia, praticá-las e entender a visão sistêmica de como funciona a produção orgânica no Bistrô da Onça. Entre muitas aportes que traz ao Bistrô, vale destacar as que são fruto do seu conhecimento da região e da natureza, já que é nativo da Chapada Diamantina e conhece as tradições locais da semeadura a colheita.