Permacultura

Ser abastecido por um campo agrícola próprio foi sempre o objetivo do Bistrô da Onça e continua sendo o principal desafio de toda equipe. Este projeto começa a partir da decisão de recuperar uma propriedade degradada e que ao mesmo tempo tinha grande potencial para desenvolver agricultura ecológica por estar localizado num pequeno vale de microclima especial devido a sua altitude, umidade e frio. Ter o Parque Nacional da Chapada Diamantina como vizinho significava o contato direto com um ambiente mais natural e selvagem.

O primeiro desafio na fazenda foi o de encarar a realidade do solo degradado por causa de desmatamento, incêndios e criação de gado sem manejo. Abraçando o uso de diferentes técnicas aportadas pela permacultura, biodinâmica e agrofloresta, anos de trabalho diligente pouco a pouco vão revelando resultados frutíferos. Leia mais...

Sustentabilidade 

Bioconstrução

O Bistrô da Onça está instalado em um edifício “verde”, energeticamente eficiente, construído em adobe, pedra e madeira. Tanto o adobe (blocos de barro) quanto as pedras foram retiradas do próprio terreno. O telhado verde é um jardim suspenso de plantas suculentas que garantem o conforto térmico das instalações. Grandes janelas de vidro ajudam a economizar energia e permitem a observação do entorno natural. O forro do telhado é feito de artesanato boca piu, uma técnica tradicional de tecelagem de palha da palmeira licuri.

O projeto do edifício é uma criação do escritório Aldabe de Buenos Aires/ Argentina (www.estudioaldabe.com).

Energia

O bistrô é movido inteiramente por energia solar e a fazenda é toda off grid.

Tratamento de água

As águas cinzas e negras são separadas e tratadas em tanques de evapotranspiração onde crescem bananeiras. Os banheiros estão dotados de bidê e mictório reduzindo o uso de papel higiênico e água.

Lixo

Todo lixo produzido na propriedade é separado. O lixo orgânico alimenta o minhocário, as galinhas e também é usado para compostagem. O lixo reciclável é encaminhado ao Gap, associação responsável pela coleta seletiva no município de Palmeiras. O Bistrô da Onça dá preferência ao uso consciente e restrito de produtos industrializado e suas derivadas embalagens.

Produtos de limpeza

Devido ao sistema de tratamento de água do edifício ser biológico, todos os produtos de limpeza são de baixo impacto e biodegradáveis. O óleo de cozinha usado é reaproveitado para a produção de sabão em pedra empregado como detergente de louça. A limpeza geral é feita com vinagre e bicarbonato de sódio.

Fornecedores

O Bistrô seleciona produtores locais para fornecer alguns produtos específicos usados na cozinha do restaurante. São famílias da região que preservam o modo ancestral de produzir. A farinha de mandioca torrada à lenha, o leite de vaca e o óleo de licuri vem da comunidade do Esbarrando. A palha de licuri usada na decoração e na construção também é local.